• Ellas Arquitetura e Interiores

Descubra como dicas simples podem ajudar com sua rotina trabalhando em Home Office




Com o número de casos confirmados do novo corona vírus no país, a recomendação para evitar aglomerações e diminuir as chances de contágio levou muitas empresas a liberar seus funcionários para fazer home office.

A intenção aqui é passar pequenas dicas que me ajudaram a conseguir incluir na minha rotina o trabalho em casa. Já desenvolvo minhas atividades há algum tempo nesse formato, por conta da minha rotina corrida e com três crianças em casa.




1- Primeiro comece por você


Preparar o corpo e a mente para a rotina em casa é o primeiro passo. Começar o dia e as tarefas de pijama não ajuda na sua produtividade, isso eu posso garantir por experiência própria.

Acorde sempre no mesmo horário, tomar um banho para despertar e se vestir como se você fosse sair de casa para suas atividades. O ato de trocar de roupa indica ao seu cérebro que você não está num momento de lazer e que precisa estar concentrado.

Não pule o almoço, as refeições devem seguir sua rotina, estar em casa, pode gerar um pouco de ansiedade e você ficarem o tempo todo atrás de alguma coisa para mastigar. No início eu vivia na cozinha, além de não me alimentar adequadamente, interferia muito na minha produtividade.


Programe a semana, com Planner, calendário, alguns aplicativos com o Trello ajudam muito. Além de planejar a semana, todo final do dia analiso se foi feito tudo que programei e revejo os itens do próximo dia. Fazendo isso, podemos mensurar a produtividade.


Cuide das distrações, eu tenho 03 pequenas distrações aqui em casa, estabelecer limites e regras ajudam a não ficar se distraindo o tempo todo e dando a sensação que o dia não está rendendo. É difícil, mas possível.




1- Local de trabalho


Além de se preparar mentalmente e fisicamente, o local onde você vai ficar desempenhando suas atividades deve ser levado em consideração. Nem sempre podemos destinar um cômodo da casa com esse fim, então uma bancada reservada para o computador e demais materiais já são o suficiente. Manter tudo limpo e organizado também influencia na produtividade. A cadeira ser confortável. É importante saber que as condições do entorno afetam seu desempenho. Portanto, procure montar uma estrutura minimamente adequada para suas tarefas diárias.




Para comunicações curtas, aplicativos como o whatsapp ou o telegram podem atender. Quando for uma reunião, por exemplo, vídeos chamados atendem de maneira satisfatória, temos o Facetime, Skype, Zoom Meetings ou outro se sua preferencia.





Trabalhar em casa demanda um pouco de planejamento e no início pode se mostrar um desafio, mas com paciência e com o tempo vamos ajustando a nova rotina.


Espero ter contribuído, e se tiver mais alguma dúvida em relação ao assunto, só mandar mensagem que ficarei feliz em ajudar.

0 visualização